
IV Mostra Clandestina
Como um retorno às raízes, essa edição teve como tema cinema produzidos por mulheres em Goiás. Exibindo na grade dois longas goianos super premiados, Mascarados de Marcela Borela e Henrique Borela e Parque Oeste de Fabiana Assis e Erico Rassi, e o média goiano Resplendor de Cláudia Nunes seguidos por ricos debates com as diretoras e a produtora convidada Lidiana Reis.
Tivemos nessa edição a nossa primeira Mostra Competitiva de curtas premiando filmes goianos dirigidos por mulheres, com 12 curtas e médias concorrendo à premiações de Melhor Filme por Júri Popular, Melhor Filme por Júri Oficial, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Edição e Melhor Som.
Para a mostra nacional não competitiva tivemos 26 filmes selecionados, dentre os quase 70 inscritos de 17 estados brasileiros.
Foram três dias de muitas atividades: “Sessão Caliandra (longa-metragem de ficção convidado); Sessão Para-tudo (documentários em longa e média-metragem convidados), Sessão Floração de Pequi (competitiva de curtas-metragens goianos); Sessão Amaranta (curtas-metragens brasileiros e latino-americanos); além do Programa Sempre-vivas com um minicurso intitulado: História das Mulheres no Cinema Goiano”. As sessões Caliandra, Para-tudo e o Programa Sempre-vivas contaram com mesas de debates com as realizadoras, estudantes e pesquisadoras.
Após as atividades também aconteceram as culturais. Tivemos Pocket Show com Helena Caetana; Samba, Cidade e Sociedade; e festa de encerramento no CINE TEATRO ROSINHA DO BREJO.
2022
​
Depois de um hiato devido aos percalços dessa pandemia, a mostra feminina e feminista de cinema da cidade de Goiás voltou em 2022. IV MOSTRA CLANDESTINA - RAIZ CAINANA 2022 aconteceu entre os dias 20 e 22 de outubro com atividades no Cine Teatro São Joaquim e no Mercado Público na cidade de Goiás integralmente gratuitas e abertas à participação.
​
​
